Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Negros na Africa, no Brasil, no Ceará e no mundo...

A mim é extremamente desconfortável conviver com a lembrança de um período que macula nossa história, pior ainda, é saber que por conta desse período sofremos as consequencias até os dias de hoje. Por que é fácil pensar que aconteceu já a bastante tempo, não há motivo para sentir-se ferido ou incomodado com o assunto. Você acha mesmo? Então vejamos, para alguem pode parecer besteira que um negro se ofenda por ser chamado de Neguim, Chocolate ou Tição, mais e se esse alguem for você? Não é uma questão de negar sua origem, é reconhecer a forma preconceituosa com que as palavras são pronunciadas. Branquelo ou branco azedo, nesse sentido tambem é usado como ofensa. Ou não? Ao invés de perdermos tempo pregando que o preconceito não existe, poderíamos empregar uma parte desse tempo trabalhando em nós mesmos a extinção de um sentimento tão pequeno e mesquinho.
Ah! Você não é preconceituoso? Então desculpe-me, mais responda, qual a primeira expressão que escapa de sua boca quando está com raiva de algum negro? Isso sem mensionar as piadas de humor negro...E para que não me venham dizer que estou sendo hipócrita, eu assumo, tambem sou preconceituosa, no entanto venho tentando trabalhar essa falha. E de fato me surpreendo com a quantidade de detalhes que passavam antes sem que desse importancia, quantas vezes não devo ter machucado alguem?

O que estou querendo dizer, ou alertar, é que bastam os erros do passados, os negros de hoje são apenas descendentes dos africanos que aqui aportaram em outros tempos, são hoje brasileiros, cearenses, fizeram e fazem parte de nossa história, assim como tantos outros povos, no entanto, falta-lhes ainda aceitação e principalmente, respeito! Não podemos de fato, anular os capítulos passados, vamos então, desconstruir e reconstruir de forma positiva e justa. Minha idéia parece utópica? Comece fazendo sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário